Workshop Juvenil | Iniciação aos Videojogos | 18, 19, 20, 21 e 22 de Março | Formador: Tiago Loureiro
PÚBLICO ALVO
Todos os jovens interessados em conceber e construir um protótipo de um videojogo.
OBJECTIVOS
Aprender os princípios básicos do software Unity e utilizar o mesmo para a construção de um protótipo jogável.
CONTEÚDOS
1º Dia
Desenhar e planear um videojogo.
Os elementos que constituem um videojogo:
- As regras
- A mecânica de jogo
- Os elementos gráficos e sonoros
- A interacção com o jogo
Análise dos elementos do jogo Pac-Man
2º Dia
Introdução ao Unity.
O interface e os elementos principais do Unity.
Onde cada elemento do jogo é construído e
trabalhado.
Planear a construção do Pac-Man do Unity
Preparar e organizar os elementos gráficos e
sonoros a utilizar.
3º Dia
A lógica e a mecânica.
Preparar e elaborar a lógica do jogo no
Unity.
Construir as mecânicas de jogo no Unity.
Estabelecer a interacção do utilizador com
o jogo.
4º Dia
Os elementos gráficos e sonoros.
Integração dos elementos gráficos no jogo.
Integração dos elementos sonoros no jogo.
Ligação de todos os elementos às
mecânicas.
Exercícios práticos de fotografia de retrato
no exterior.
5º Dia
Testar o protótipo.
Debug, a procura e a correcção dos erros.
Preparar o jogo para exportação.
Exportar o jogo.
Jogar!
HORÁRIO
9h às 13h
HORAS
20h
VAGAS
14 Participantes
(mínimo 8)
ADMISSÃO
Conhecimentos mínimos de inglês e de informática.
Ter entre 14 e 18 anos de idade.
PREÇO
Inscrição - 50€
Geral + 130 €
| parceiros restart: 15% desconto
(consultar parceiros em www.restart.pt)
Descontos não acumuláveis e aplicáveis apenas
ao valor “Geral”
Pagamento integral até à primeira semana
antes do início.
Pagamento integral até uma semana antes do início
FORMADORES | Tiago de Menezes Pitta Loureiro
Sócio fundador da vectrLab. Estudou Engenharia Informática com especialização em inteligência artificial na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Empreendedor e profissional de Tecnologias de Informação com mais de 18 anos de experiência profissional, é actualmente o CEO da empresa sendo também responsável por todos os aspectos técnicos de desenvolvimento de software e I&D. Antes de fundar a vectrLab trabalhou para outras empresas portuguesas como a Unicre, a SIBS e a SISCOG, tendo exercido funções relacionadas com a segurança informática, análise de sistemas, arquitectura de software e especialista em sistemas de suporte à decisão. Em complemento ao seu trabalho em Tecnologias de Informação exerceu também funções como consultor em áreas relacionadas com a inteligência e contra-inteligência.
Exerceu também funções como formador, tendo sido responsável por acções de formação organizadas pela Ordem dos Engenheiros.
Em 2004 foi um dos finalistas da competição Robocup World Cup na área de Rescue Simulation.
Foi também o gestor do projecto de I&D “Real-Time Adaptation of Intelligent Agens to Complex 3D Environments”, que decorreu no LabMAg, laboratório de I&D na área de Inteligência Artificial na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.